LIPOESCULTURA
INDICAÇÃO
A lipoescultura é indicada para pessoas com muita gordurinha em um local e com áreas que necessitam de preenchimento devido à falta de tecido gorduroso. Geralmente, os resultados são mais satisfatórios se a pessoa estiver dentro da sua faixa de peso ideal.
É indicada também para pacientes que desejam aumento das nádegas (glúteos), preenchimento de depressões de celulite, marcas de vacina, sulcos (depressões) da face ou de cicatrizes. Com essa técnica, o cirurgião pode conseguir um resultado mais harmonioso do contorno corporal.
PROCEDIMENTO
A cirurgia é realizada com anestesia local, local mais sedação, peridural ou geral. O tempo de permanência hospitalar é semelhante ao da Lipoaspiração e geralmente a paciente tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Retira-se o excesso de gordura localizada através de cânulas de lipossucção conectadas a seringas especiais.
Esta gordura é decantada pela gravidade ou por centrífuga especial. Após, ela é injetada nas regiões receptoras, como a região das nádegas (glútea), coxas, tórax, sulcos da face ou outras regiões.
PÓS OPERATÓRIO
Em alguns casos, o paciente pode precisar de cinta modeladora, em outros não. Durante este período, é normal que o paciente sofra com insensibilidade em algumas áreas e sensibilidade demais em outras. Também é comum que o paciente apresente inchaços ou manchas roxas durante a recuperação. Em geral, os primeiros sinais de melhora começam a se apresentar dentro de 21 dias.
Não é preciso nenhum curativo para apertar a área que recebeu o enxerto de gordura. Os pontos são retirados entre 5 e 7 dias. Geralmente há inchaço (edema) que a partir de 72 horas começa a diminuir progressivamente. É preciso evitar sol até que estas manchas roxas (equimoses) desapareçam.
Perguntas frequentes
Conheça as dúvidas mais comuns
Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!
1 - Até quantos quilos dá para eliminar com a operação?
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda retirada de no máximo 7% do peso corporal. Entretanto, é bom enfatizar que o objetivo da lipo não é o emagrecimento.
2 - É possível fazer lipoescultura em qualquer parte do corpo?
Pode-se realizar lipoaspiração de qualquer parte do corpo onde haja excesso de gordura. Exceção são a face, as articulações e as regiões abaixo dos joelhos. As regiões mais comuns são o abdome, o dorso e os flancos.
3 - Quais complicações são mais comuns?
As complicações mais comuns são seroma excessivo (acúmulo de líquido), hematoma, irregularidades e assimetrias. Complicações sérias que colocam a vida em risco são raras, mas existem.
4 - Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
Na lipoaspiração, apenas retira-se a gordura de um determinado local do corpo. Na lipoescultura, o médico usa a mesma gordura retirada na lipoaspiração e a enxerta em outro lugar que o paciente desejar remodelar ou preencher outras partes do organismo melhorando forma e contorno assim como depressões.