SOBRE A CIRURGIA
INDICAÇÃO
A prótese de mama é indicada para quem:

- Teve filhos e amamentou por muito tempo, o que causou uma grande redução do volume mamário;
- Flacidez;
- Seios caídos;
- Seios pequenos;
As próteses podem variar de 150 a 600 ml. No momento da cirurgia o médico experimentará cada tamanho com os moldes idênticos das próteses, para avaliar o tamanho ideal. Mas, antes será conversado com o paciente para identificar se o desejo é ter um formato mais discreto, natural ou mais atraente.
PROCEDIMENTO
Na maioria dos casos é usado anestesia local com sedação. Após a aplicação e com o tempo de espera para o efeito, iniciaremos o processo com uma incisão que pode ser no embaixo da mama, aureola ou axila, inserido abaixo da glândula ou do músculo.
A indicação de colocação da prótese na frente ou atrás do músculo peitoral varia de acordo com o tipo de mama da paciente.
PÓS-OPERATÓRIO
A alta para o paciente pode variar de cada caso, mas geralmente o paciente ganha alta após 6 horas do termino da cirurgia. Este procedimento é tranquilo, mas pode ser um pouco doloroso no pós-operatório.

Será preciso seguir algumas recomendações para que tenha uma boa cicatrização e resultado:

- Evite elevar os braços por 21 dias;
- Evite fazer esforços para levantar peso;
- Deitar de lado no mínimo 45 dias;
- Será preciso o uso de uma cinta especial de 30 a 45 dias;
- Será proibido fazer exercícios físicos por 20 dias depois da cirurgia.
Perguntas frequentes
Conheça as dúvidas mais comuns
Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!
1 - A cirurgia deixa uma cicatriz muito visível?
Varia de pessoa para pessoa. Contudo, as cicatrizes da cirurgia de prótese mamária ficam em locais bem escondidos, são pequenas e de boa qualidade. Elas podem ficar no sulco formado entre a mama e o tórax, no limite externo e inferior da aréola ou na axila.
2 - É possível escolher qualquer forma e o tamanho de prótese?
Não. A prótese de mama deve ser escolhida após um minucioso exame físico, realizado com várias medidas da mama e do tórax para que o cirurgião possa indicar a forma e o tamanho mais adequado e proporcional a cada corpo.
3 - A prótese de mama pode estourar?
O trauma torácico para estourar a prótese de mama teria que ser forte o suficiente para quebrar costelas e provocar danos pulmonares. Caso isto aconteça, o fabricante costuma providenciar outra prótese ao paciente sem custos e a cirurgia de troca do implante pode ser realizada pela mesma cicatriz prévia.
4 - A prótese mamária pode interferir na amamentação?
Normalmente não. A prótese pode ser colocada abaixo do músculo ou logo abaixo da glândula mamária, pois em ambas as situações não existe interferência no crescimento mamário durante a gravidez e amamentação. Nas cirurgias com cicatriz na aréola, pode ocorrer uma pequena redução na eficiência da lactação, pois nela ocorre lesão de alguns ductos mamários para permitir a colocação da prótese.
5 - Em quanto tempo é possível ver o resultado definitivo?
O resultado final é observado, em geral, seis meses após a cirurgia, quando o edema (inchaço) desaparece. Porém, isso varia de pessoa para pessoa.
6 - Existe alteração de sensibilidade nas mamas após a cirurgia?
Pode ocorrer pequena diminuição de sensibilidade nas mamas após a cirurgia, mas ela é temporária e tende a voltar ao normal em um período de até seis meses.
7 - Qual a anestesia utilizada no procedimento?
A anestesia peridural é a mais utilizada, porém em alguns casos o paciente recebe anestesia geral.
8 - Quanto tempo dura a cirurgia?
A duração média do ato cirúrgico é de 90 minutos.
9 - Qual o tempo de internação?
Normalmente, 24 horas.
10 - A mamoplastia de aumento corrige a flacidez das mamas?
Varia de acordo com o biótipo do paciente. A prótese de mama aumenta o volume da mama e promove certa distensão na pele em casos de pequenos excessos de pele, podendo corrigir essa situação.
Outros procedimentos
Mamas
Ginecomastia (Redução e Simetrização de Mamas Masculinas)
Redução de Aréolas e Mamilos
Aumento Mamário com Gordura